Nomes do Amor – O amor que ousa dizer seu nome é uma série de retratos de casais LGBT que vivem juntos – casados ou em união estável – há mais de dois anos. O projeto foi idealizado e vem sendo desenvolvido pela fotógrafa Simone Rodrigues desde 2014. Iniciado com recursos próprios, em 2015 o projeto contou com o patrocínio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura (linha de Ação LGBT), que viabilizou a execução da maior parte dos resultados ora apresentados, incluindo o catálogo impresso, este site e o vídeo de making-of (acima).

A partir da abordagem documental de casais reais, o projeto revela uma amostra da pluralidade ainda pouco conhecida da família homoafetiva brasileira. Por meio de imagens e depoimentos, dá visibilidade e voz a este tipo de família contemporânea, que não conta com estatísticas oficiais, contribuindo para a sua naturalização no convívio social, o esclarecimento contra o preconceito e o reconhecimento do seu estatuto legal e jurídico.

Na primeira etapa, as ações foram concentradas na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de compor um retrato ainda mais abrangente da família LGBT brasileira, Nomes do Amor dará continuidade ao trabalho em âmbito nacional.


SAIBA MAIS

O amor – este sentimento ou emoção que, juntamente com a capacidade de pensar, funda nossa humanidade – tem sido evocado nos discursos individuais e / ou coletivos com que lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transexuais reivindicam, em diferentes culturas e sociedades, visibilidade, representações positivas, respeito e direitos.Jean Wyllys
ler mais
Na maior parte das sociedades ocidentais democráticas já predomina a consciência que aceita com mais naturalidade a diversidade da orientação sexual e de gênero. Graças ao crescente reconhecimento da legitimidade da união homoafetiva, tendemos a considerar como arcaica e superada a discriminação da relação amorosa entre pessoas do mesmo sexo.Simone Rodrigues
ler mais

 

Simone Rodrigues é fotógrafa, pesquisadora e professora de fotografia. Graduou-se em História (UFRJ, 1992) e fez Mestrado em História Social da Cultura (PUC-Rio, 1997), com pesquisa e dissertação sobre a Fotografia Moderna no Brasil.

Entre 1993 e 2007, trabalhou como fotógrafa comercial e de estúdio, especializando-se em teatro e retratos de personalidades e artistas. Fez parte do grupo diretor-fundador da Agência Foto in Cena (1994-1998) e do Ateliê da Imagem (1999-2007). Nesse período, coordenou a programação de cursos e oficinas, bem como as mostras e exposições de fotografia dessas instituições.

Além de duas exposições individuais, participou de diversas coletivas no Brasil e no exterior. Realizou a curadoria das exposições Qual é a sua?, mostra de jovens fotógrafos brasileiros, que participou do festival Encontros da Imagem (Braga, Portugal, 2012), Foto-Matriz: síntese # 1, na Galeria da EAV (Rio de Janeiro, 2011) e A pintura em pânico – fotomontagens de Jorge de Lima (pesquisa histórica e edição de catálogo), na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (2010). Também trabalhou na coordenação dos Encontros de Inclusão Visual do FOTO-Rio – Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, de 2009 a 2011.

Entre outras publicações e catálogos, integra o livro Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo (MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonsêca (Orgs). Rio de Janeiro: Funarte, 2005).

Desde 2008, é diretora editorial da NAU Editora e professora de fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Paralelamente, dedica-se aos seus projetos autorais e de pesquisa em arte e fotografia.

mail_iconsimone.fotografia@gmail.com

mail_iconwww.simonerodrigues.com

Fotografia e coordenação de projeto: Simone Rodrigues
Assistência de fotografia: Silvia Paz e Simone Tomé
Assistência de produção: Simone Tomé e Larissa Neves Ventura
Projeto gráfico: Tatiana Altberg
Ilustração de capa: Simone Rodrigues
Transcrição: Cristina Zarur
Revisão e preparação de textos: Simone Rodrigues e Larissa Neves Ventura
Tratamento de imagens: César Barreto
Vídeo (filmagem e edição): Ricardo Bruno
Site: Titta Souza
Assessoria de imprensa: Júnia Azevedo e Bernardo Moura
Laboratório fotográfico: Speed Lab
Impressão: Edelbra
Realização: NAU Editora